Como calcular área do hexágono

Como Calcular Área do Hexágono de Forma Simplificada



Aprender como calcular área do hexágono é fundamental para aumentar seu desempenho na matéria de geometria e na matemática de uma maneira geral. Confira nosso post e veja como fazer esse cálculo.




Considerações sobre como calcular área do hexágono

Antes de saber como calcular área do hexágono, é importante conhecer com detalhes as principais características dessa figura para conseguir aplicar as fórmulas e fazer os cálculos com precisão. O primeiro ponto a compreender é que todo hexágono regular pode ser decomposto em 6 triângulos equiláteros. Um hexágono é classificado como regular porque todos os seus lados possuem a mesma medida, sendo chamado de equilátero.

Outra característica é que todos os ângulos internos do hexágono regular correspondem a 120⁰. Abaixo temos a figura simples de um hexágono regular.

Como calcular área do hexágono

A figura abaixo demonstra como o hexágono pode ser decomposto em 6 triângulos equiláteros.

Como calcular área do hexágono



É a partir dessa divisão do hexágono em 6 triângulos equiláteros que é possível fazer o cálculo da área do hexágono, já que a área de um hexágono regular é igual à soma das 6 áreas dos triângulos equiláteros.

Como calcular a área do triângulo equilátero

O primeiro passo de como calcular área do hexágono, como vimos anteriormente, é chegarmos ao valor da área do triângulo equilátero. Desse modo, o valor da área do hexágono será 6 vezes maior que a área do triângulo equilátero encontrado por meio da fórmula acima. Dessa forma, temos a seguinte fórmula para cálculo do hexágono:

Como calcular área do hexágono

Compreendendo a circunferência inscrita e circunscrita

Para seguirmos com o raciocínio de como calcular área do hexágono de acordo com a fórmula mencionada anteriormente, precisamos compreender a circunferência inscrita e a circunscrita. Vejamos.



Circunferência inscrita

Quando temos uma circunferência contida no interior do hexágono, ou seja, uma circunferência inscrita, o raio (r) dessa circunferência, também chamado de apótema, corresponderá a um raio traçado no meio de um dos triângulos que compõem o hexágono, como mostra a figura abaixo:

Como calcular área do hexágono

Note que o raio (r) ou apótema corresponde à altura de um triângulo equilátero. Logo, a fórmula do apótema do hexágono é:

Como calcular área do hexágono

Circunferência circunscrita

Já quando nós temos uma circunferência no exterior do hexágono, ou seja, quando essa figura está contida na circunferência, temos a chamada circunferência circunscrita. Nesses casos, o raio da circunferência é o próprio lado do triângulo equilátero, conforme demonstra a figura a seguir.

Como calcular área do hexágono

Logo:

R = l (lado do triângulo equilátero)

Exemplo de como calcular área do hexágono

Como calcular área do hexágono

8 cm

Considerando um hexágono que apresente medidas de 8 cm em cada lado, vamos aplicar a fórmula e verificar como fica o cálculo da área.



Como calcular área do hexágono

Diferença entre área e perímetro

Ao lerem o enunciado de determinado exercício ou ao observar o hexágono, é comum que muitos alunos se confundam quanto aos cálculos do perímetro da área da figura. Por isso, é muito importante ter claro que, enquanto a área está relacionada a cálculos de multiplicação mais complexos, o perímetro consiste na simples soma de todos os lados do hexágono.

Considerando o mesmo exemplo anterior, de um hexágono com 8 cm em cada lado, há duas maneiras de calcularmos o perímetro:

Primeira

Fazer uma soma simples, onde:

P = 8+8+8+8+8+8
P = 48 cm

Segunda

Fazer uma multiplicação simples da medida do lado do hexágono por 6 (já que todos os lados são iguais)

P = 6 x 8
P = 48 cm

2 dicas de como melhorar as notas em geometria

Além de saber como calcular área do hexágono, para melhorar suas notas em geometria e também se preparar melhor para provas como vestibulares, Enem e concursos públicos, é essencial:

Tirar dúvidas com o professor

Caso você tenha dúvida sobre a estrutura do cálculo, mesmo depois de consultar os conteúdos disponíveis na internet, o mais recomendado é tirar as dúvidas com o professor responsável pela matéria ou até mesmo fazer algumas aulas particulares sobre geometria.

Fazer listas de exercícios

Para dominar a matéria de geometria é fundamental fazer diversas listas de como calcular áreas do hexágono, triângulo, cilindro, pentágono etc. Isso dará muito mais confiança no momento da prova, fazendo também com que você consiga responder as questões com maior rapidez.

Além desse nosso conteúdo de como calcular área do hexágono, confira nossos demais posts sobre geometria e cálculos em geral. Eles são de imensa ajuda para elevar suas notas e aumentar suas chances de aprovação no Enem, concursos e vestibulares.

Imagens: aulete.com.br / pixabay.com / br.pinterest.com / sites.google.com / objetoseducacionais2.mec.gov.br / enemex-matematica.com.br / clicprovas.com / matika.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =