Como Calcular Área do Pentágono – Passo a Passo Simplificado



Dúvidas sobre como calcular área do pentágono é algo muito comum entre os estudantes e pessoas em geral que estão se preparando para grandes avaliações como concursos públicos, vestibulares e Enem. Para saber com detalhes como fazer esse cálculo, confira nosso post.




Características do pentágono

Para saber como calcular área do pentágono é fundamental compreender as características básicas dessa figura geométrica assim como os demais fatores que auxiliam a entender como as fórmulas são aplicadas. O pentágono, figura geométrica de 5 lados é caracterizado como regular pelo fato de todos os seus lados terem medidas exatamente iguais. Da mesma forma que as medidas, todos os ângulos do pentágono também são iguais.

Vejamos a imagem a seguir:

Como calcular área do pentágono

Pelo fato de o pentágono ser um polígono, ou seja, uma figura plana formada pelo mesmo número de ângulos e lados, ao decompormos essa figura, são formados 5 triângulos. É justamente a partir do cálculo da área do triângulo que é possível chegar à área do pentágono.

Passo a passo de como calcular área do pentágono

Passo 1: identificar o apótema

Para conseguirmos fazer o cálculo da área do triângulo, o primeiro passo é traçar uma reta do centro do pentágono até o ponto médio do lado que corresponde à base do pentágono, reta essa que é chamada de apótema.
A figura abaixo mostra como é traçada a apótema no pentágono:



Como calcular área do pentágono

Nas questões de prova, geralmente a medida do apótema já é mencionada na figura do pentágono, no enunciado do exercício.

Passo 2: calcular o perímetro do pentágono

O próximo passo de como calcular área do pentágono é calcular o perímetro, que corresponde à soma de todos os lados da figura. O número correspondente ao perímetro será utilizado mais adiante na fórmula geral para cálculo da área de pentágono. Como essa figura geométrica tem 5 lados, a fórmula do perímetro do pentágono é:

P = L1 + L2 + L3 + L4 + L5



Passo 3: aplicar a forma geral

Identificados os números correspondentes ao apótema e perímetro do pentágono, o passo seguinte é aplicar a fórmula geral, que é:

Como calcular área do pentágono

Na qual:

A = área total do pentágono
a = apótema
P = perímetro do pentágono

Exemplo de como calcular área do pentágono

Suponhamos um pentágono com as seguintes medidas:

Lado = 7.265 cm
Apótema = 5 cm

Como o apótema já está mencionada, o próximo passo é calcularmos o perímetro usando a fórmula abaixo:

P = L1 + L2 + L3 + L4 + L5
P = 7.265 + 7.265 + 7.265 + 7.265 + 7.265
P = 36.325 cm

Uma forma de simplificar o cálculo do perímetro é fazer:

P = 5 x 7.265
P = 36.325 cm

Agora vamos aplicar a fórmula para o cálculo da área do pentágono:



A = 36.325 x 5 / 2
A = 90.812,5 cm²

Como calcular área do pentágono

Note que a resposta a esse exemplo é dada em centímetros quadrados (cm²). Por estarmos falando da área do pentágono, é preciso não esquecer de apontar cm² como unidade de medida. Caso o exercício aponte medidas em metros, a resposta também deverá ser dada em metros quadrados (m²). Ainda que existam outras maneiras de como calcular a área do pentágono, essa é a forma mais simples.

3 dicas de como melhorar suas notas em geometria

A geometria é uma das matérias que mais geram dúvidas entre os alunos do ensino fundamental, médio e até mesmo entre os estudantes dos cursos de engenharia, arquitetura etc. Para melhorar suas notas nessa matéria e dominar o assunto, essas são nossas dicas:

Fazer aulas particulares

Se, mesmo depois de estudar, revisar a matéria e tentar tirar as dúvidas com o professor da escola ou faculdade, você tiver dificuldades de fazer os exercícios de geometria, a melhor opção é fazer algumas aulas particulares com um professor de matemática.

Em poucas aulas é possível esclarecer diversas dúvidas e se sentir muito mais seguro no momento das provas. Essa dica também é muito válida para quem está se preparando para o Enem, vestibulares e concursos.

Fazer vários exercícios

Além dos exercícios de como calcular área do pentágono que são ensinados na escola ou nos cursinhos, é fundamental fazer outras listas de exercícios sobre essa e outras formas geométricas. Isso dará muito mais confiança e domínio da matéria, melhorando (e muito) a nota nas provas.

Compreender as fórmulas

Todas as fórmulas que envolvem como calcular área do pentágono, geometria e matemática de uma forma geral precisam ser compreendidas. Isso significa que não basta decorar e aplicar na prova. À medida que você entende como cada fórmula foi estruturada, no momento da prova você conseguirá lembrar com mais facilidade e entender exatamente o que a questão está pedindo.

Além desse nosso conteúdo de como calcular área do pentágono, confira nossos posts de como fazer o cálculo das demais figuras geométricas e acompanhe outras dicas de cálculos matemáticos.

Imagens: calculadoraconversor.com / recursostic.educacion.es / pps.k12.or.us / matematicasparaticharito.wordpress.com / thoughtco.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =