Como calcular área do polígono regular

Como Calcular Área do Polígono Regular De Forma Fácil



Como calcular área do polígono regular é uma das matérias cobradas dos alunos do Ensino Médio em geral e nos cursos preparatórios para vestibulares, concursos e Enem. Ou seja, esse conteúdo precisa ser compreendido para que suas notas em matemática sejam as melhores. Confira nosso post e veja detalhes sobre os polígonos regulares e como fazer o cálculo.




Considerações de como calcular área do polígono regular

Antes de ver como calcular área do polígono regular é preciso verificarmos alguns conceitos básicos para aplicação das fórmulas.

O que são polígonos regulares?

A geometria classifica o polígono como uma figura fechada e com lados. A palavra polígono tem origem grega, que corresponde a algo que tem muitos lados e muitos ângulos. Um polígono é considerado regular quando ele apresenta todos os seus lados (independentemente de quantos sejam) e todos os seus ângulos iguais, sejam esses ângulos internos ou externos.

Todo polígono regular também é decomposto em vários triângulos.
Outra característica muito importante dos polígonos regulares é que todos eles podem ser inscritos em uma circunferência.

Quais são os polígonos regulares?

Como calcular área do polígono regular também requer que saibamos quais são eles. A geometria define em polígonos regulares:

Triângulo



É uma forma geométrica com 3 lados e 3 ângulos iguais.

Quadrilátero

Consiste numa forma geométrica com 4 lados e 4 ângulos iguais.

Pentágono regular



Trata-se de uma figura geométrica formada por cinco lados e ângulos.

Hexágono regular

Consiste numa figura geométrica formada por 6 lados e ângulos.

Heptágono regular

Essa forma geométrica possui 7 lados e ângulos.

Octógono regular

É uma figura geométrica que contém 8 lados e ângulos.

Eneágono regular

Trata-se de uma figura geométrica que possui 9 lados e ângulos.

Decágono regular

Figura geométrica caracterizada por ter 10 lados e 10 ângulos.



Como calcular área do polígono regular?

O número relacionado à área de um polígono regular é obtido por meio de uma fórmula que associa essa medida ao apótema e ao lado da figura geométrica classificada como polígono regular. Isso significa que o cálculo da área do polígono regular serve para diferentes figuras geométricas, o que facilita bastante na hora de resolver os exercícios.
A fórmula usada para calcular o polígono regular é:

Como calcular área do polígono regular

Na qual:

A = área do polígono
P = perímetro
a = apótema

Logo, para chegarmos ao número da área do polígono regular, é preciso identificar:

– o apótema

Uma reta traçada que liga o centro de um polígono ao ponto médio de um de
seus lados. Vejamos na figura abaixo como é definido o apótema:

Como calcular área do polígono regular

Conforme mencionamos, todos os polígonos regulares podem ser decompostos em diversos triângulos. Dessa forma, o apótema corresponde exatamente à altura de um dos triângulos contidos no polígono regular. Vejamos:

Como calcular área do polígono regular

Note que a linha que aparece em vermelho, no sentido do centro da figura para o meio do lado consiste no apótema.
Na maioria das vezes, os exercícios de provas apontam os valores do apótema na própria figura ou no enunciado. No entanto, em algumas situações é necessário fazer o cálculo do apótema separado. Para isso, é necessário utilizarmos o Teorema de Pitágoras, mais precisamente a fórmula da hipotenusa, conforme abaixo.

Como calcular área do polígono regular

– o perímetro

O perímetro consiste na soma de todos os lados do polígono regular. De forma geral, os exercícios fornecem a medida do lado desse polígono. Portanto, basta fazer uma soma ou multiplicação simples para chegar ao perímetro.
Identificados o apótema e o perímetro, basta aplicar a fórmula de como calcular área do polígono regular.

Exemplo de como calcular área do polígono regular

Suponhamos uma figura classificada como polígono regular que tenha 6 lados e 6 ângulos iguais e apresente apótema de 3 cm e lado de 10 cm. Qual seria a área do polígono regular?

Resolução

Aplicando a fórmula, temos:

Como calcular área do polígono regular

O primeiro passo é calcular o perímetro, que fica:

P = 10 x 6
P = 60 cm

Dessa forma, temos:

A = 60 x 3 / 2
A = 90 / 2
A = 45 cm²

Observe que a reposta quanto à área do polígono regular deve ser dada em centímetros quadrados (cm²), conforme unidade e medida colocada no enunciado. Por nos referirmos a um cálculo de área, é preciso sempre colocar a unidade de medida ao quadrado.

3 formas de como melhorar as notas em geometria

A geometria é uma matéria que gera diversas dúvidas. Por isso, além de conferir esse conteúdo, para elevar suas notas, nossas dicas são:

Tire dúvidas com o professor

Ao final da aula, procure o professor e tire todas as dúvidas da matéria que não puderam ser esclarecidas durante a aula. Essa conversa com o professor é de grande ajuda principalmente no momento de fazer os exercícios em casa.

Faça vários exercícios

Para fixar o aprendizado, além dos exercícios passados pelo professor, é essencial fazer listas com atividades extras sobre geometria. Somente assim é possível dominar a matéria.

Faça aulas particulares

Se mesmo tirando as dúvidas com o professor e realizando diversas atividades de como calcular área do polígono regular você ainda não sentir segurança na matéria de geometria, uma das melhores soluções é fazer aulas particulares para acompanhar detalhes específicos do conteúdo e tirar todas as dúvidas.

Consulte provas anteriores

No caso das pessoas que estão se preparando para provas do Enem, vestibulares e concursos, uma excelente dica é verificar as questões anteriores e ver quais questões foram cobradas na matéria de geometria. Caso seja possível, ver a resolução dessas questões também é uma excelente maneira de estudar e melhorar as notas.

Além desse nosso conteúdo sobre como calcular área do polígono regular, confira nossos demais posts sobre geometria e cálculos matemáticos em geral. Eles serão de grande ajuda na hora das provas.

Imagens: alfaconnection.pro.br/mundoeducação.uol /alunosonline.uol.com.br/ altoastral.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 16 =