Como calcular área do retângulo

Como Calcular Área do Retângulo – Passo a Passo Simplificado



Aprender como calcular área do retângulo é uma das matérias mais básicas da geometria, sendo ensinada na escola e cobrada em diversas provas (Enem, vestibulares, concursos públicos etc.). Para saber todos os detalhes de como fazer esse cálculo, confira nosso post.




Passo a passo de como calcular área do retângulo

Passo 1: ter em mãos a fórmula

A fórmula de como calcular área do retângulo é uma das mais simples da geometria. Logo, para fazer o cálculo e resolver os exercícios, o primeiro passo é tê-la em mãos e, principalmente, memorizá-la para utilizar durante as provas, momento em que você não terá fórmulas em mãos.

A fórmula para calcular a área do retângulo é:

A = b x h
A = área
b = base
h = altura

Passo 2: identificar os lados do retângulo

Para aplicar a fórmula de como calcular área do retângulo, por mais simples que ela seja, é preciso identificar os lados da figura corretamente. A base do retângulo corresponde à linha horizontal traçada na parte inferior do retângulo. Já a altura consiste na linha vertical traçada à esquerda ou direita do retângulo. Na maioria dos exercícios, essas medidas já são apontadas no enunciado, tornando fácil a identificação dos lados e aplicação da fórmula.

Parte 3: prestar atenção na unidade de medida aplicada

Alguns enunciados de como calcular área do retângulo apresentam medidas em centímetros (cm). Já outros, estão em metros (m). Principalmente na hora da resposta ao exercício é preciso prestar atenção nisso, pois a resposta pode ser considerada errada e você perderá pontos na prova.



Principalmente no Enem, vestibulares e concursos, é comum que as alternativas estejam confundidas com as unidades de medida. A unidade de medida sempre acompanha o número apontado na base e na altura do retângulo.

Características do retângulo

O retângulo é definido como uma figura geométrica com característica plana, sendo formada por 4 lados. E 2 desses lados são maiores (traçados em linha horizontal). Os outros 2 lados são menores (traçados em linha vertical). Vejamos algumas figuras do retângulo marcando as posições de base e altura.

Como calcular área do retângulo

Nesse modelo de retângulo, são marcados os locais correspondentes à base e à altura, conforme características geométricas dessa figura e fórmula para o cálculo.



Como calcular área do retângulo

Nos modelos A e B dos retângulos acima, já estão apontadas as medidas de acordo com as posições de base e altura. Geralmente, é dessa maneira que os exercícios são cobrados. Em alguns casos, a única diferença é que a medida da altura aparece no lado esquerdo do retângulo e não ao lado direito.

Exemplos simples de como calcular área do retângulo

Agora que já sabemos de todos os detalhes quanto à estrutura do retângulo e posições de base e altura, vejamos alguns exemplos práticos para cálculo da área do retângulo.

Exemplo 1:

Como calcular área do retângulo

Aplicando a fórmula para cálculo da área do retângulo, temos o seguinte:

A = b x h
A = 5 X 4
A = 20 m²

Note que a resposta a esse exemplo aparece em m² (metros quadrados). O motivo é que essa corresponde à área total do retângulo e, a partir do momento da multiplicação entre base e altura, estamos falando de metros quadrados. Esse é outro detalhe que merece atenção na hora da prova.

Exemplo 2:

Como calcular área do retângulo

Ao aplicarmos a fórmula de como calcular área do retângulo, nesse caso temos:



A = b x h
A = 10 X 2,5
A = 25 cm²

Veja que nesse exemplo a figura está apontando centímetros (cm) como a referência de medida. Da mesma forma como no exemplo anterior, a resposta deve ser dada em cm² (centímetros quadrados).

Diferença entre perímetro e área do retângulo

Na matéria de geometria, é muito comum que os estudantes confundam como calcular área do retângulo com o  perímetro do retângulo. É preciso prestar bastante atenção para evitar essa confusão e não errar na resposta. Por isso, agora vamos falar de como é o cálculo do perímetro do retângulo.

Definição de perímetro: consiste na soma de todos os lados do retângulo.

Logo, a diferença é que, enquanto o cálculo da área refere-se a uma multiplicação entre base e altura do retângulo, o cálculo do perímetro consiste numa soma de todos os lados do retângulo.

Exemplo de como calcular o perímetro do retângulo

Exemplo 1:

Como calcular área do retângulo

Para fazermos esse cálculo de uma forma bem simples, basta considerarmos:

Perímetro = 10+10+9+9 = 38 cm

Note que no caso do perímetro (que é a soma dos lados), o resultado final é dado em somente centímetros (cm). Não deve ser colocado cm² (centímetro quadrado), pois não se trata de uma multiplicação.

Exemplo 2:

Considerando a mesma figura do exemplo anterior, também é possível fazer o cálculo do perímetro do retângulo usando uma fórmula, que é:

2 (b+h)
Sendo que:
b = base
h = altura

Desse modo, basta multiplicarmos o número 2 pela soma da base e altura, ficando assim:

2 (10+9)
2 x 19 = 38 cm

Com esse conteúdo de como calcular área do retângulo, não tem mais erro. Suas notas em geometria serão muito melhores. Por falar nisso, não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre geometria e matemática em geral.

Imagens: todamateria.com.br / brainly.com.br / estudarmatematica.pt / sabermatematica.com.br / tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com / tudoparahomens.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − sete =