Como calcular área do romboide

Como Calcular Área do Romboide de Maneira Fácil



Saber como calcular área do romboide é essencial para todos os estudantes do Ensino Médio e para as pessoas que estão revendo conteúdos para a realização de provas muito importantes (Enem, concursos públicos e vestibulares). Para entender como fazer esse cálculo e aumentar suas notas em matemática, confira nosso post.




Considerações de como calcular área do romboide

Antes de vermos como calcular área do romboide em um passo a passo, é preciso conhecer algumas características básicas dessa figura geométrica para compreender melhor a fórmula que será usada no cálculo. Vejamos.

– o romboide é muito semelhante ao retângulo, um tipo de figura geométrica de quatro lados;
– a geometria define o romboide como um paralelogramo nos quais os lados adjacentes apresentam tamanhos diferentes;
– o romboide é classificado como um paralelogramo, pois trata-se de um polígono de 4 lados (quadrilátero) cujos lados opostos são paralelos. Por isso, o romboide apresenta ângulos opostos e lados opostos congruentes (com mesmo tamanho e mesma forma).
– é muito importante, principalmente nos momentos de prova, não confundir o romboide com o losango, já que essa é uma confusão que geralmente atrapalha os alunos.

A figura a seguir ilustra as características do romboide:

Como calcular área do romboide

Passo a passo de como calcular área do romboide

Passo 1: saber a fórmula

O primeiro passo de como calcular área do romboide é saber a fórmula que deve ser aplicada para essa figura geométrica. Com a simples aplicação dessa fórmula, você conseguirá chegar rapidamente ao resultado correspondente à área do romboide.



A fórmula é:

A = B x h

Na qual:

A = área total do romboide
B = base do romboide                                                                                                                                                                            h = altura do romboide



Essa fórmula bem simples é a mesma adotada para cálculo da área do triângulo, sendo uma das mais utilizadas em geometria.

Passo 2: identificar as medidas

O próximo passo de como calcular área do romboide é identificar as medidas que são apontadas na figura e enunciado do exercício. Um detalhe muito importante é ver também se tais medidas estão apontadas em centímetros (cm), metros (m) ou outras unidades de medida.

A resposta à questão sempre deve ser dada de acordo com a unidade de medida adotada no exercício elevada a 2 (²), que corresponde a metros ou centímetros quadrados, já que estamos falando da área.

Passo 3: aplicar a fórmula

Com a fórmula e as medidas do romboide em mãos, basta aplicar a fórmula inserindo as medidas de base e altura e fazer a multiplicação. Outro detalhe importante é decorar essa fórmula, já que durante os exercícios, principalmente em provas como Enem, vestibulares e concursos, ela não será colocada.

Exemplo de como calcular área do romboide

Suponhamos uma questão que peça a área do romboide e que coloque a figura conforme medidas abaixo:

Como calcular área do romboide

De acordo com a figura, verificamos que a base do romboide corresponde a 10 cm, enquanto que a altura equivale a 4 cm. Outro detalhe, ambas as medidas estão apontadas em cm.

Aplicando a fórmula, temos:

A = B x h
A = 10 x 4
A = 40 cm²

Chegamos à conclusão de que a área do romboide acima é de 40 cm².

Diferença entre área e perímetro

Além de saber como calcular área do romboide, é muito importante distinguir esse cálculo da área daquele que é feito para encontrar o perímetro do romboide. Essa é outra “armadilha” comum nas provas e você precisa ficar atento. O perímetro é a soma de todos os lados do romboide, que no caso são 4. Dessa maneira, a fórmula para cálculo do perímetro é:



P = L1 + L2 + L3 + L4

Exemplo de como calcular perímetro do romboide

Tendo como referência a figura abaixo, vejamos como fica o cálculo do perímetro de acordo com a fórmula.

Como calcular área do romboide

Resolução

P = L1 + L2 + L3 + L4
P = 8 + 8 + 4 + 4
P = 24 cm

Note que no caso do perímetro, na resposta é mencionada apenas a unidade de medida, ou seja, a resposta não deve ser ao quadrado, já que o perímetro não se refere à área.

3 dicas de como melhorar em matemática

Tanto a geometria como outras matérias de matemática geram muitas dúvidas entre os alunos. Por isso, essas dicas são de grande ajuda para melhorar as notas nessa matéria:

1) Tire dúvidas com o professor

Seja durante o Ensino Médio ou em cursinhos preparatórios, é fundamental tirar todas as dúvidas com o professor, seja durante ou depois das aulas. Uma simples dúvida não resolvida prejudica toda realização dos exercícios e impede que você compreenda a matéria, refletindo na nota da prova.

2) Faça vários exercícios

Além das atividades em sala de aula e daquelas realizadas em casa, é essencial fazer listas de exercícios específicos da matéria, principalmente aqueles que são mais cobrados nas provas. É a prática que oferece segurança e domínio da matéria, fazendo com que as notas aumentem bastante em questão de pouco tempo.

3) Faça aulas particulares

Caso as aulas e exercícios extras não sejam suficientes para a compreensão da matéria, a melhor alternativa é fazer algumas aulas particulares para o esclarecimento de dúvidas e acompanhar um passo a passo mais detalhado.

Nosso conteúdo de como calcular área do romboide e demais posts sobre geometria e matemática em geral são de imensa ajuda para melhorar suas notas e esclarecer dúvidas de maneira simples.

Imagens: mindmeister.com / universoformulas.com / universoformulas.com / spbancarios.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =