Como calcular gastos de viagem

Como Calcular Gastos de Viagem com combustível e pedágio



Aprender como calcular gastos de viagem é uma tarefa simples e necessária, fazendo com que as despesas fiquem dentro do valor planejado e você não tenha surpresas financeiras. Para saber como fazer esse cálculo, confira nosso post.




Passo a passo de como calcular gastos de viagem

Como calcular gastos de viagem envolve, antes de tudo, o planejamento, pois é a partir dele que todos os cálculos serão feitos. Vejamos.

1 – Conhecer o trajeto: Combustível e Pedágio

Aprender como calcular gastos de viagem, sejam elas curtas ou longas, para locais próximos ou distantes, identificar o destino e qual trajeto será realizado é o primeiro passo para definir e calcular os custos.

Ao verificar o destino e também o trajeto aproximado, de imediato já é possível estimar um dos custos mais importantes de qualquer viagem: o transporte. Tendo em mãos as informações do destino e trajeto, conseguimos definir com clareza:

  • Qual meio de transporte utilizar: avião, ônibus, carro, moto etc.;
  • Caso a viagem seja feita de carro ou moto, é preciso apurar a distância em quilômetros. Com essa informação, você conseguirá identificar a quantidade aproximada de combustível que será necessária e o respectivo valor (tanto para ida quanto para volta;
  • Ainda com relação ao destino/trajeto, outro custo que deve ser considerado são os pedágios, caso você opte por viajar de carro ou moto. É preciso saber quantos pedágios existem até o destino e qual valor é cobrado, sendo que na programação das despesas é necessário considerar ida e volta.

2 – Verificar hospedagem

Saber como calcular gastos de viagem envolve planejar a hospedagem com a maior antecedência possível, sobretudo nos casos de viagens longas ou destinos mais distantes. Como esse custo pode apresentar variações de acordo com as diárias aplicadas por cada hotel, o ideal é:

– definir um limite de valor a ser pago em diárias e escolher um hotel que esteja dentro desse preço;
– fazer uma estimativa de quantos dias você ficará hospedado no hotel, assim já será possível planejar exatamente quanto gastar com hospedagem.



3 – Definir custos com alimentação

Como calcular gastos de viagem requer planejar os custos com alimentação. Para evitar surpresas ao final da viagem, o ideal é definir um valor máximo diário a ser gasto com alimentação, considerando todas as refeições principais e também situações como um café ao final da tarde, jantares em restaurantes etc. De acordo com o tipo de viagem (passeio ou trabalho), tente trabalhar com esse valor máximo diário.

4 – Verificar o transporte local

Outro dos principais custos que precisam ser considerados ao planejar uma viagem, seja ela a passeio ou trabalho, é o transporte local. Alguns exemplos dessas despesas são:

– aluguel de veículo;
– táxi;
– mototáxi;
– Uber;
– ônibus;
– trem;
– metrô etc.

Faça uma pesquisa dos valores de transporte na cidade onde você ficará e defina um orçamento diário de acordo com o tipo de transporte que você precisará utilizar. Principalmente no caso das viagens a passeio, uma dica essencial para economizar com transporte local é montar roteiros diários com pontos turísticos e demais locais que ficam próximos.



5 – Considerar os passeios

Como calcular gastos de viagem

Saber como calcular gastos de viagem requer nunca esquecer os passeios. Inclusive, esse é um erro cometido por muitos viajantes e causam surpresas financeiras nada agradáveis. Assim como no caso de outras despesas, é preciso estabelecer um limite do valor a ser gasto com passeios, sendo que esse limite pode ser diário ou considerando todo período da viagem. Alguns exemplos de despesas com passeios são:

– visitas a parques de diversão;
– visita a museus ou outros pontos turísticos;
– peças teatrais;
– passeios de barco ou lancha;
– shows etc.

6 – Considerar compras durante a viagem

Além do transporte, hospedagem, alimentação e demais despesas básicas referentes à viagem, é imprescindível reservar um valor para compras. Esse valor deve ser ainda maior no caso das viagens a passeio. Essas compras envolvem itens pessoais e também as chamadas lembrancinhas. Para evitar a empolgação que pode custar caro ao final da viagem, trabalhe também com um orçamento máximo para os gastos com compras.

 

Dicas de como calcular gastos de viagem

– faça todo planejamento dos gastos com a viagem em uma planilha ou caderno, apontando o orçamento máximo a ser gasto;
– durante a viagem, no dia a dia, anote tudo que é gasto e veja, ao final do dia, se os valores estão de acordo com o orçamento. Evite que os custos ultrapassem o valor orçado. Caso você tenha uma despesa que não tenha sido planejada, anote também;
– ao final da viagem, faça um balanço comparando o que foi orçado e o que foi efetivamente gasto.

Com essas dicas de como calcular gastos de viagem, você conseguirá ter um controle financeiro muito melhor.

Imagens: panseraseguros.com.br / kanudicas.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 5 =