Como calcular tempo de serviço

Como Calcular Tempo de Serviço de Forma Simples



Aprender como calcular tempo de serviço é fundamental para apurar os recebimentos principalmente na hora da demissão e outros direitos trabalhistas referentes ao contrato de trabalho. Para saber como fazer esse cálculo e porque ele é tão importante, confira nosso post.




3 maneiras de como calcular tempo de serviço

As formas de como calcular tempo de serviço são simples. Vejamos quais são as principais delas.

1) Verificar a carteira de trabalho

Na carteira de trabalho a data de início na empresa equivale à data de admissão. Essa data consta no registro contido na carteira, feita pela empresa a partir do momento que o funcionário começa a trabalhar. Nesse item é preciso levar em consideração dois fatores:

a) Algumas empresas estipulam dois tipos de contrato para os empregados, um é o contrato de experiência, que dura no máximo 3 meses, outro é o contrato por prazo indeterminado, que ocorre depois que a pessoa passa na experiência.

É preciso prestar atenção no tipo de registro feito na carteira e se, ao final do contrato de experiência, a empresa fez alguma quitação de verbas rescisórias. Caso isso tenha acontecido, é preciso começar a contar o tempo de serviço a partir da data de admissão do contrato por prazo indeterminado.

b) Por mais que essa prática seja ilegal, algumas empresas empregam pessoas sem formalização do contrato de trabalho ou registro em carteira, para somente, depois de alguns meses, fazer o devido registro.



Nesses casos, por mais que na carteira de trabalho seja apontada uma data de admissão, a data que deve ser considerada é o primeiro dia trabalhado na empresa, independentemente da existência de um contrato. É sobre essa data inicial que deverão ser contabilizados todos os direitos trabalhistas que o empregado deve receber.

2) Olhar a ficha de registro

Como calcular tempo de serviço é uma rotina básica dos funcionários que trabalham no departamento pessoal das empresas. No caso desses profissionais, o mais recomendado é olhar a ficha de registro do empregado. Nela, assim como na carteira de trabalho, deve ser apontada a data de admissão.

É importante que o funcionário do departamento pessoal verifique se o empregado por acaso trabalhou algum período sem registro ou se há necessidade de “descontar” o tempo relacionado ao contrato de experiência.

3) Verificar o contrato de trabalho

Outra forma de como calcular tempo de serviço é verificar o contrato de trabalho celebrado entre empresa e empregado. Uma via desse contrato fica no departamento pessoal, enquanto que a outra deve ficar com o empregado. Dessa forma, ambos podem consultar a data de admissão que consta nesse contrato.



Exemplos de como calcular tempo de serviço

Abaixo apresentamos dois exemplos de como calcular Tempo de Serviço:

a) Suponhamos um empregado que tenha sido admitido em 01/08/2007 e que será demitido em 30/09/2018. Nesse caso, ele possui tempo de serviço na empresa equivalente a 11 anos e 2 meses.

b) Suponhamos um empregado que tenha iniciado as atividades na empresa em 01/03/2015. No entanto, a data que aparece como admissão na carteira de trabalho é 01/05/2015. Nessa situação, considerando que o empregado seja demitido em 01/08/2018, ele terá um tempo de serviço de 3 anos e 5 meses (já que é considerada a data de início efetivo no trabalho, independentemente do que está no contrato ou carteira profissional).

Importância de calcular o tempo de serviço

Como calcular tempo de serviço

Além de saber como calcular tempo de serviço é necessário compreender para que esse cálculo serve e porque ele é tão importante. Vejamos.

Rescisão de contrato de trabalho

Um dos primeiros passos para definir o valor a ser recebido pelo empregado em casos de demissão é apurar o tempo de serviço na empresa. É com base nesse tempo que serão apurados:

– aviso prévio (trabalhado ou indenizado);
– férias (vencidas e proporcionais);
– 13º (integral ou proporcional) etc.

Saldo do FGTS

O saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, como o próprio nome menciona, é determinado pelo tempo em que o empregado trabalhou na empresa, já que os 8% do FGTS é pago mensalmente. Desse modo, para apurar o saldo atual do seu FGTS é preciso saber qual o tempo de serviço considerado.

Contagem para aposentadoria

Aprender como calcular tempo de serviço também é essencial para apurar o tempo de contribuição junto ao INSS e também determinar quanto tempo falta para se aposentar. Para efeitos previdenciários, o site do INSS oferece uma opção para cálculo online do tempo de contribuição. Por meio dele é possível verificar exatamente quanto tempo você já contribuiu e quanto tempo falta para a aposentadoria.

Ferramentas para calcular o tempo de serviço

Para facilitar o cálculo do tempo de serviço, a maioria das empresas e escritórios de contabilidade contam com softwares específicos. Já nos casos de fazer esse cálculo manualmente, o mais recomendado é usar uma planilha do Excel, seguindo essas regras desse passo a passo de como calcular tempo de serviço.

Imagens: ibccoaching.com.br / clickguarulhos.com.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =