Como saber o número do PIS

Como Saber o Número do PIS – Maneiras Fáceis de Consultar



Como saber o número do PIS é a dúvida de muitos trabalhadores, já que esse é um dos números essenciais para acompanhar diversos trâmites junto à Caixa Econômica Federal, INSS etc. Para saber todos os detalhes sobre esse assunto, confira nosso post.




5 maneiras de como saber o número do PIS

As dicas de como saber o número do PIS são simples e muito acessíveis.

1) Verificar a carteira profissional (CTPS)

Nas carteiras de trabalho e previdência social (CTPS) emitidas nos últimos anos, o número do PIS aparece bem grande logo no começo da página da foto, na qual estão também os dados básicos do trabalhador.

Vale frisar que o número do PIS possui 11 dígitos, sendo em alguns momentos chamado de NIT.
Já nas carteiras profissionais mais antigas, é comum ter anexado ao final da carteira um papel emitido pela Caixa Econômica Federal no qual consta o número do PIS cadastrado.

2) Verificar o Cartão Cidadão

Outra forma de como saber o número do PIS é simplesmente verificar o Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal. Quase todos os trabalhadores brasileiros já possuem esse cartão e ele consiste numa das maneiras mais práticas de acompanhar diversos assuntos relacionados aos direitos trabalhistas, tais como PIS, FGTS, seguro desemprego etc.

O número do PIS está logo na frente do Cartão Cidadão, juntamente com o nome do trabalhador. No caso de pessoas que ainda não possuem esse cartão, o recomendado é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal e solicitá-lo.



3) Consultar pelo telefone

Como saber o número do PIS se tornou ainda mais prático graças às facilidades oferecidas ao cidadão, sendo possível obter esse número também pelo telefone por meio de duas centrais de atendimento.
Uma é a central da previdência social, pelo número 135. Basta ligar, escolher a opção 5 e informar alguns dados de identificação para ter acesso ao número do PIS.

Outra é a central da Caixa Econômica Federal pelo número 0800 726 0207, na qual também são solicitados dados básicos de identificação e logo depois é informado o número do PIS.

4) Perguntar ao departamento pessoal da empresa

Uma maneira rápida de como saber o número do PIS é perguntar a um dos funcionários do departamento pessoal na empresa em que você trabalha. Na ficha de registro do empregado é obrigatório constar o número do PIS.

5) Comparecer na Caixa Econômica Federal

Na impossibilidade de consultar o número do PIS por uma das maneiras anteriores, é necessário comparecer numa das agências da Caixa Econômica Federal e comparecer nas mesas de atendimento. É necessário levar a carteira profissional, CPF e RG para a realização da consulta e verificação do número do PIS.



O que é o PIS?

Como saber o número do PIS

O PIS consiste no Programa de Integração Social, sendo que esse número com 11 dígitos é utilizado para identificar todos os trabalhadores que atuam no setor privado. É exatamente por isso que todo trabalhador brasileiro precisa ter o cadastro do PIS. Além disso, outro ponto importante é que o Programa de Integração Social administra o abono salarial, seguro desemprego e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

Para que serve o número do PIS?

Como saber o número do PIS é importante, já que, como mencionamos, esse programa abrange uma série de direitos trabalhistas. Dessa maneira, esse número é essencial para:

– movimentar a conta do FGTS, o que inclui saques do saldo acumulado e multas de rescisão;
– receber as parcelas do seguro-desemprego nos casos de demissão sem justa causa;
– receber o abono salarial pago aos empregados da iniciativa privada;
– conseguir cadastro em programas do Governo Federal (como por exemplo: Bolsa Família).

O que fazer em casos de divergência do número?

Nos casos em que, por algum motivo, há divergências no número do PIS, é preciso comparecer em uma das agências da Caixa Econômica para regularizar o número. Esse procedimento é feito exclusivamente nas agências da Caixa.
As situações de divergência quanto ao número do PIS ocorrem principalmente por duplicação de cadastro ou erros de digitação em momentos como registro do empregado ou cadastro em programas governamentais.

Essas informações deixam claro como saber o número do PIS é importante, já que, depois do CPF, essa é a sequência numérica mais utilizada quanto ao recebimento de direitos trabalhistas e previdenciários.

Imagens: codigosdebarrasbrasil.com.br / calendariodopis2015.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 12 =