Como calcular probabilidade exercícios resolvidos

Calcular Probabilidade Exercícios Resolvidos – Passo a Passo Simples



Aprender a calcular probabilidade exercícios resolvidos é fundamental para ter boas notas em matemática na escola e saber como resolver diversos tipos de questões cobradas em concursos públicos, vestibulares e Enem, já que o cálculo de probabilidade é um dos conteúdos mais comuns nessas avaliações.




Confira os detalhes sobre essa matéria aqui no nosso artigo.

Como Calcular Probabilidade Exercícios Resolvidos

O primeiro passo de como calcular probabilidade exercícios resolvidos é ter em mãos (e decorar) a fórmula para cálculo da probabilidade. Essa fórmula é:

Como calcular probabilidade exercícios resolvidos

Sendo que:

  • P corresponde a probabilidade (que é o resultado final a ser encontrado)
  • na corresponde a número de casos (eventos) favoráveis
  • n corresponde a número de casos (eventos) possíveis

Exercícios Resolvidos Sobre Probabilidade

Vejamos agora como calcular probabilidade exercícios resolvidos na prática, lembrando que esses são os exercícios mais básicos e fáceis de serem entendidos quanto à maneira de fazer o cálculo de probabilidade conforme as situações apresentadas.

1 – Ao fazer o lançamento de um dado, qual é a probabilidade de que apareça o número 1?



Resolução

Considerando esse exercício, o fato ou hipótese de sair o número 1 corresponde ao evento favorável (na ). Pelo motivo de um dado ter exatamente 6 lados, considera-se que o espaço amostral contém 6 elementos (1,2,3,4,5 e 6) que correspondem aos números apontados em cada um dos lados do dado. Dessa maneira o número de casos possíveis (n) é igual a 6.

Aplicando a fórmula de acordo com esses dados, temos:

P = na
      n



P = 1
      6

P = 0,1666…

P = 16,6%

Logo, a probabilidade de, ao ser lançado o dado e aparecer o número 1, é de 16,6%.

2 – Qual a probabilidade de ser apresentado um número par ao ser lançado um dado?

Resolução

Já considerando o exercício anterior, já temos a informação de que n é igual a 6, que corresponde aos lados do dado. Considerando apenas os números pares, os possíveis em um dado são 2, 4 e 6. Dessa forma, o número de casos favoráveis (na ) é igual a 3.

Aplicando a fórmula, temos:

P = na
      n

P = 3
      6

P = 0,5



P = 50%

Logo, a probabilidade de, ao ser lançado o dado e aparecer um número par (que será 2, 4 ou 6), é de 50%.

3 – Um baralho de cartas é composto por 52 cartas que são divididas em 4 naipes (espadas, copas, ouros e paus). Dessa maneira, cada naipe contém exatamente 13 cartas. Caso seja retirada uma carta do baralho, qual seria a probabilidade de essa carta retirada ser do naipe de copas?

Resolução

Aplicando a fórmula, temos:

P = na
      n

P = 13
      52

P = 0,25

P = 25%

Logo, a probabilidade de, ao ser retirada uma carta do baralho e essa carta pertencer exatamente ao naipe de copas, é de 25%.

4 – Um saco escuro contém 8 bolas iguais em tamanho, no entanto, elas apresentam cores diferentes, sendo 3 bolas azuis, 4 bolas vermelhas e 1 bola amarela. Ao ser retirada uma bola ao acaso (sem olhar a cor), qual é a probabilidade de essa bola retirada ser da cor azul?

Resolução

Aplicando a fórmula, temos:

P = na
      n

P = 3
      8

P = 0,375

P = 37,5%

Logo, a probabilidade de, ao ser retirada uma bola do saco escuro e essa bola ser da cor azul, é de 37,5%.

Além desse passo a passo de como calcular probabilidade exercícios resolvidos, é necessário estudar maiores detalhes da matéria, de acordo com os conteúdos ensinados pelo professor e treinar várias vezes ao realizar diversas listas de exercícios específicos sobre o tema.

Para quem está se preparando para provas como Enem, concursos públicos ou vestibulares e tem uma certa dificuldade com cálculo de probabilidade, a dica é pagar algumas aulas particulares para que não fique qualquer dúvida.

Como mencionado, o cálculo de probabilidade é cobrado em praticamente todas as avaliações do país.

Depois de aprender como calcular probabilidade exercícios resolvidos, fique de olho nos nossos demais conteúdos sobre as mais diversas matérias de matemática e como realizar cálculos para variadas situações do dia a dia.

Imagem: todamateria.com.br / sbie.com.br





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *