Como calcular área do cilindro

Como Calcular Área do Cilindro – Passo a Passo Simplificado



Saber como calcular área do cilindro é uma das grandes dúvidas dos estudantes em geral e das pessoas que estão se preparando para provas como Enem, vestibulares e concursos, já que a geometria é uma das matérias que mais aparecem nessas provas. Para ver todos os detalhes de como fazer esse cálculo, confira nosso post.




Passo a passo de como calcular área do cilindro

Esse passo a passo de como calcular área do cilindro é de grande ajuda para facilitar na hora de resolver as questões. Anote-os e busque memorizá-los para o momento da prova.

Passo 1: saber as fórmulas

O primeiro passo de como calcular área do cilindro corretamente é ter em mãos as fórmulas. Para cada situação, é estipulada uma fórmula para calcular as medidas do cilindro. De forma geral, no cilindro é possível calcular 3 áreas distintas:

– Área da base (Ab) – o cilindro é formado por duas bases, sendo uma inferior e outra superior;
– Área lateral (Al) – equivale à medida da superfície lateral do cilindro;
– Área da base (At) – trata-se da medida total da superfície do cilindro

Depois desses conceitos básicos, vejamos as fórmulas para cálculo de cada área do cilindro e também do total.

Fórmula para calcular área da base do cilindro



Ab = π.r2
Na qual:
Ab = área da base
π (Pi) = constante de valor 3,14
r = raio

Fórmula para calcular área lateral do cilindro

Al = 2 π.r.h
Na qual:
Al = área lateral
π (Pi) = constante de valor 3,14
r = raio
h = altura

Fórmula para calcular área total do cilindro



At = 2.Ab+Al

ou

At = 2(π.r2) + 2(π.r.h)

Na qual:

At = área total
Ab = área da base
Al = área lateral
π (Pi) = constante de valor 3,14
r = raio
h = altura

Essa fórmula pode ser simplificada para:

A = 2πr (r + h)

Ao analisarmos essas fórmulas, compreendemos que, para chegarmos à área total do cilindro, primeiramente precisamos ter os valores da base e da lateral ou então calculá-los separadamente. De maneira geral, podemos dizer que as únicas medidas necessárias para calcular a área de um cilindro consistem no raio do círculo da base e na altura do cilindro.

Passo 2: identificar o raio do círculo do cilindro

Conforme mencionamos, na maioria dos enunciados de exercícios, é informado o número correspondente ao raio do círculo da base. Para começar os cálculos, é preciso identificar esse número.

Passo 3: identificar a altura do cilindro

Do mesmo modo que o raio do círculo da base do cilindro costuma ser informado no enunciado do exercício, geralmente também é mencionada a altura do cilindro. Este é outro dado que precisa ser identificado antes de aplicar a fórmula.

Exemplo prático de como calcular área do cilindro

Como calcular área do cilindro



Questão proposta

Estava sendo realizada uma reforma numa propriedade rural, na qual era preciso pintar um reservatório de alimentos em formato cilíndrico. A base desse cilindro apresenta um círculo de raio equivalente a 15m e de altura igual a 7m. Já sabendo que o metro quadrado (m²) de tinta custa R$10,00, quanto o proprietário irá gastar para pintar esse reservatório?

Resolução

De acordo com a fórmula de como calcular área do cilindro, temos:

A = 2πr (r + h)
A = 2 x 3,14 x 15 x (15 + 7)
A = 2 x 3,14 x 15 x 22
A = 2072,4 m2

Desse modo, o valor para pintar o reservatório será de: 2072,4 x 10 = R$ 20.724,00

Note que no resultado da área do cilindro, a medida adotada está em metros quadrados (m²), sendo essa a medida adotada quando nos referimos à área total. É importante não confundir a medida de metros quadrados com a medida de metros cúbicos. É importante relembrar que o metro cúbico (m³) refere-se a uma unidade de medida de volume, que equivale a mil litros.

Quando se fala em medidas de cilindros, é comum que os estudantes confundam esses conceitos, o que pode atrapalhar na hora de apontar a resposta correta. Para compreender ainda mais sobre a diferença entre metros quadrados (m²) e metros cúbicos (m³), confira essa matéria.

Uma dica importante é fazer listas de exercícios de como calcular área do cilindro e também outras figuras geométricas. Isso fará com que você tenha ainda mais segurança ao resolver diversos tipos de questões.
Este conteúdo de como calcular área do cilindro será de imensa ajuda para melhorar seu desempenho na escola e na realização de diversas provas. Para dominar ainda mais a matéria de geometria e a matemática em geral, confira nossos posts.

Imagens: deputadoamaruri.com / wikipedia.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =