Como Calcular Área do Pentágono – Passo a Passo Simplificado
Dúvidas sobre como calcular área do pentágono é algo muito comum entre os estudantes e pessoas em geral que estão se preparando para grandes avaliações como concursos públicos, vestibulares e Enem. Para saber com detalhes como fazer esse cálculo, confira nosso post.
Características do pentágono
Para saber como calcular área do pentágono é fundamental compreender as características básicas dessa figura geométrica assim como os demais fatores que auxiliam a entender como as fórmulas são aplicadas. O pentágono, figura geométrica de 5 lados é caracterizado como regular pelo fato de todos os seus lados terem medidas exatamente iguais. Da mesma forma que as medidas, todos os ângulos do pentágono também são iguais.
Vejamos a imagem a seguir:
Pelo fato de o pentágono ser um polígono, ou seja, uma figura plana formada pelo mesmo número de ângulos e lados, ao decompormos essa figura, são formados 5 triângulos. É justamente a partir do cálculo da área do triângulo que é possível chegar à área do pentágono.
Passo a passo de como calcular área do pentágono
Passo 1: identificar o apótema
Para conseguirmos fazer o cálculo da área do triângulo, o primeiro passo é traçar uma reta do centro do pentágono até o ponto médio do lado que corresponde à base do pentágono, reta essa que é chamada de apótema.
A figura abaixo mostra como é traçada a apótema no pentágono:
Nas questões de prova, geralmente a medida do apótema já é mencionada na figura do pentágono, no enunciado do exercício.
Passo 2: calcular o perímetro do pentágono
O próximo passo de como calcular área do pentágono é calcular o perímetro, que corresponde à soma de todos os lados da figura. O número correspondente ao perímetro será utilizado mais adiante na fórmula geral para cálculo da área de pentágono. Como essa figura geométrica tem 5 lados, a fórmula do perímetro do pentágono é:
P = L1 + L2 + L3 + L4 + L5
Passo 3: aplicar a forma geral
Identificados os números correspondentes ao apótema e perímetro do pentágono, o passo seguinte é aplicar a fórmula geral, que é:
Na qual:
A = área total do pentágono
a = apótema
P = perímetro do pentágono
Exemplo de como calcular área do pentágono
Suponhamos um pentágono com as seguintes medidas:
Lado = 7.265 cm
Apótema = 5 cm
Como o apótema já está mencionada, o próximo passo é calcularmos o perímetro usando a fórmula abaixo:
P = L1 + L2 + L3 + L4 + L5
P = 7.265 + 7.265 + 7.265 + 7.265 + 7.265
P = 36.325 cm
Uma forma de simplificar o cálculo do perímetro é fazer:
P = 5 x 7.265
P = 36.325 cm
Agora vamos aplicar a fórmula para o cálculo da área do pentágono:
A = 36.325 x 5 / 2
A = 90.812,5 cm²
Note que a resposta a esse exemplo é dada em centímetros quadrados (cm²). Por estarmos falando da área do pentágono, é preciso não esquecer de apontar cm² como unidade de medida. Caso o exercício aponte medidas em metros, a resposta também deverá ser dada em metros quadrados (m²). Ainda que existam outras maneiras de como calcular a área do pentágono, essa é a forma mais simples.
3 dicas de como melhorar suas notas em geometria
A geometria é uma das matérias que mais geram dúvidas entre os alunos do ensino fundamental, médio e até mesmo entre os estudantes dos cursos de engenharia, arquitetura etc. Para melhorar suas notas nessa matéria e dominar o assunto, essas são nossas dicas:
Fazer aulas particulares
Se, mesmo depois de estudar, revisar a matéria e tentar tirar as dúvidas com o professor da escola ou faculdade, você tiver dificuldades de fazer os exercícios de geometria, a melhor opção é fazer algumas aulas particulares com um professor de matemática.
Em poucas aulas é possível esclarecer diversas dúvidas e se sentir muito mais seguro no momento das provas. Essa dica também é muito válida para quem está se preparando para o Enem, vestibulares e concursos.
Fazer vários exercícios
Além dos exercícios de como calcular área do pentágono que são ensinados na escola ou nos cursinhos, é fundamental fazer outras listas de exercícios sobre essa e outras formas geométricas. Isso dará muito mais confiança e domínio da matéria, melhorando (e muito) a nota nas provas.
Compreender as fórmulas
Todas as fórmulas que envolvem como calcular área do pentágono, geometria e matemática de uma forma geral precisam ser compreendidas. Isso significa que não basta decorar e aplicar na prova. À medida que você entende como cada fórmula foi estruturada, no momento da prova você conseguirá lembrar com mais facilidade e entender exatamente o que a questão está pedindo.
Além desse nosso conteúdo de como calcular área do pentágono, confira nossos posts de como fazer o cálculo das demais figuras geométricas e acompanhe outras dicas de cálculos matemáticos.
Imagens: calculadoraconversor.com / recursostic.educacion.es / pps.k12.or.us / matematicasparaticharito.wordpress.com / thoughtco.com