Como calcular área do triângulo

Como Calcular Área do Triângulo – Passo a Passo Fácil



Aprender como calcular área do triângulo é uma das principais dúvidas dos estudantes e profissionais que lidam no dia a dia com medidas de ambientes, tais como engenheiros, arquitetos etc. Para saber como fazer esse cálculo de maneira simples, confira nosso post.




Passo a passo de como calcular área do triângulo

Para que possamos saber como calcular área do triângulo é preciso utilizarmos uma fórmula matemática específica, que é ensinada nas escolas. Vejamos.

Passo 1: estrutura da fórmula

O cálculo da área do triângulo envolve o uso da seguinte fórmula:

Como calcular área do Triângulo

Sendo que:

A= área
b = base
h = altura



A partir dessa fórmula, o cálculo da área do triângulo fica muito mais fácil.

Passo 2: multiplicar a base pela altura

De acordo com a fórmula, para chegarmos à área, é preciso multiplicarmos a base pela altura do triângulo, sendo esses números geralmente apontados no enunciado dos exercícios escolares.

Passo 3: dividir o resultado da multiplicação por 2

Seguindo os passos de como calcular área do triângulo, assim que chegamos ao valor correspondente à multiplicação da base pela altura, precisamos dividir esse valor por 2. O resultado da divisão corresponde à área do triângulo.

Exemplo básico de como calcular área do triângulo

Suponhamos um triângulo que apresente base igual a 23 metros e altura igual a 12 metros, de acordo com as medidas do desenho abaixo.



Como calcular área do triângulo

O cálculo fica:

A = 23 x 12 = 276
A = 276 / 2
A = 138 m²

Esta é a maneira mais simples (e mais utilizada) para cálculo da área do triângulo.

Outras fórmulas de como calcular área do triângulo

Triângulo retângulo

Esse tipo de triângulo é caracterizado por ter um ângulo de 90⁰ (chamado de ângulo reto) e também dois ângulos menores que 90⁰ (chamados de ângulos agudos). Por esse motivo, das três alturas do triângulo retângulo, duas coincidem com os lados desse triângulo, sendo utilizada uma fórmula diferenciada para o cálculo.

Quando os dois lados do triângulo retângulo são conhecidos, ao utilizarmos o teorema de Pitágoras, é possível encontrar o terceiro lado de forma fácil.

Como calcular área do triângulo

Triângulo equilátero

Esse é outro dos tipos de triângulos mais comuns cobrados em provas de Enem, vestibulares e alguns concursos públicos. Também conhecido como equiângulo, o triângulo equilátero é caracterizado por apresentar todos os lados e ângulos internos com a mesma medida (congruentes).

Em virtude dessas características, quando é conhecida somente a medida do lado, é possível aplicar o teorema de Pitágoras para chegar à medida da altura. Nessa situação, a altura divide esse triângulo em outros dois triângulos congruentes (com a mesma medida). Ao considerar um desses triângulos e que seus lados são: L, h (altura) e L/2 (o lado que é relativo à altura é dividido ao meio), ficando da seguinte maneira:

Como calcular área do triângulo
Ao fazer a substituição do valor encontrado para a altura na fórmula da área, ficamos com:



como calcular área do triângulo

Triângulo Isósceles

Trata-se de um dos tipos mais conhecidos de triângulos que são estudados e cobrados em provas do Enem e vestibulares. O triângulo isósceles é caracterizado por apresentar dois lados e dois ângulos internos com a mesma medida (congruentes). Dessa forma, para fazer o cálculo desse tipo de triângulo, é preciso utilizar a fórmula básica que é aplicada para um outro tipo de triângulo.

Quando é necessário calcular a área do isósceles e não se conhece a medida da altura, também é possível aplicar o teorema de Pitágoras para chegar à medida. Com relação ao isósceles, a altura que é relativa à base (lado que apresenta medida distinta dos outros dois lados), divide este lado em dois segmentos com a mesma medida.

Logo, ao conhecer as medidas dos lados de um triângulo isósceles, é possível encontrar a área exata.
Vejamos um exemplo de como calcular a área do triângulo isósceles, de acordo com o modelo abaixo.

como calcular área do triângulo

Utilizando a fórmula básica de como calcular área do triângulo, para calcularmos a área do isósceles é necessário saber a medida da altura. Ao considerar a base como o lado com medida diferente, a altura calculada será referente a esse lado. É preciso enfatizar que nesse exemplo, a altura divide o lado em duas partes iguais, sendo usado o teorema de Pitágoras para o cálculo da medida.

como calcular área do triângulo

3 dicas de como aumentar suas notas em geometria

1) Tire dúvidas com o professor

É muito comum ter diversas dúvidas quanto aos cálculos de geometria. Por isso, para melhorar suas notas nessa matéria, sempre consulte o professor e tire todas as dúvidas.

2) Faça muitos exercícios

Outra maneira de melhorar seu desempenho em geometria e demais matérias matemáticas é fazer diversos exercícios. Principalmente nos casos de quem irá fazer o Enem ou prestar vestibular, a dica é verificar os exercícios de geometria mais cobrados nas provas e praticar com base neles.

3) Faça aulas particulares

Caso você tenha muitas dúvidas com relação à matéria de geometria e de como calcular área do triângulo, vale a pena fazer algumas aulas particulares para que você consiga dominar o assunto e tirar melhores notas nas provas, seja na escola, no Enem ou vestibular.

Além de saber como calcular área do triângulo, confira nossos demais conteúdos sobre matemática. Todos eles serão de grande ajuda.

Imagens: pedrofariacarvalho.blogspot.com / youtube / todamateria.com.br / ebah.com.br / amagiadomundodosnegocios.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dez =