Como calcular perímetro

Como Calcular Perímetro – Passo a Passo Simples



Como calcular perímetro é uma das matérias da matemática ensinadas desde o Ensino Fundamental, sendo também cobrada no Ensino Médio e questão frequente em importantes provas, incluindo Enem, concursos e vestibulares. Para saber todos os detalhes sobre o que é perímetro e como fazer esse cálculo, confira nosso post.




Considerações de como calcular perímetro

Antes de vermos como calcular perímetro por meio de um passo a passo, vamos analisar alguns conceitos básicos sobre essa matéria. De acordo com a geometria, perímetro é a medida do contorno de um objeto bidimensional. Em outras palavras, o perímetro corresponde à soma de todos os lados de uma figura geométrica.

O cálculo do perímetro ajuda por exemplo a identificar a quantidade necessária de arame farpado para cercar um lote ou de tijolos e demais materiais para construir um muro. Enfim, o perímetro é frequentemente usado na área de reforma, construção, agricultura etc.

Como calcular perímetro do quadrado

O cálculo do perímetro do quadrado é o mais simples, já que essa figura geométrica é composta por 4 lados iguais.
A fórmula para calcular o perímetro de um quadrado é:

P = L1 + L2 + L3 + L4

Na qual:



P = perímetro
L = lado

Exemplo:

Como calcular perímetro

De acordo com o quadrado acima, aplicando a fórmula do perímetro, temos:



P = L1 + L2 + L3 + L4
P = 4 + 4 + 4 +4
P = 16 m

Como calcular perímetro do retângulo

Como já sabemos, o retângulo, também com 4 lados, apresenta uma característica bem diferente do quadrado. Dois dos lados do retângulo possuem a mesma medida, enquanto que os outros dois apresentam medidas diferentes. Vejamos.

Como calcular perímetro

Observando o retângulo abaixo, compreendemos que a medida da base é igual à da linha horizontal superior do retângulo. A medida da altura, em ambos os lados (direita e esquerda) é igual. Portanto, podemos usar a seguinte fórmula para definir a área do retângulo:

P = 2 x b + 2 x h

Na qual:

P = perímetro
b = base
h = altura

Exemplo

De acordo com as medidas do retângulo acima, temos:

P = 2 x b + 2 x h
P = 2 x 6 + 2 x 4
P = 12 + 8
P = 20 cm

Como calcular perímetro do círculo

Saber como calcular perímetro do círculo é uma das maiores dúvidas dos alunos e também é uma das questões mais comuns nas provas.



A fórmula para calcular o perímetro do círculo é:

P = 2 π . r
Na qual:
P = perímetro
π = pi = 3,14
r = raio

Exemplo:

Como calcular perímetro
Suponhamos que a medida do raio do círculo acima seja de 10 cm. Aplicando a fórmula, temos o seguinte perímetro:

P = 2 π . r
P = 2 x 3,14 x 10
P = 62,8 cm

Como calcular perímetro do triângulo equilátero

Por conter 3 lados iguais, a fórmula do perímetro do triângulo equilátero é muito semelhante à do quadrado, mudando apenas a quantidade de lados.

A fórmula é:

P = L1 + L2 + L3

Exemplo:

Como calcular perímetro

P = 5 + 5 +5
P = 15 cm

No caso de outros tipos de triângulos, ainda que eles apresentem medidas diferentes, vale a mesma regra para cálculo do perímetro, ou seja, basta somar todos os lados.

Diferença entre área e perímetro

Uma questão na qual os estudantes se confundem muito é sobre a diferença entre os cálculos de perímetro e área. É preciso deixar claro que, enquanto o perímetro refere-se à soma dos lados, a área consiste em cálculos de multiplicação que envolvem base e altura das figuras.

Outra diferença é que a resposta da área sempre deve ser dada ao quadrado de acordo com a unidade de medida apontada no exercício. Por exemplo, se o exercício faz referência a centímetros, é necessário colocar na resposta cm². Já no caso do perímetro, basta colocar a unidade de medida. Esse detalhe muitas vezes é desconsiderado pelos estudantes, o que acaba atrapalhando na hora de escolher a resposta certa.

Como melhorar as notas em geometria

Tanto a geometria plana quanto a geometria espacial geram diversas dúvidas, o que é muito comum. Para solucioná-las e dominar essas áreas da matemática, nossas dicas são:

⦁ Fazer listas com exercícios complementares (além daqueles ensinados na sala de aula);
⦁ Assistir a vídeos no YouTube que ensinam regras de geometria;
⦁ Tirar todas as dúvidas com o professor;
⦁ Fazer aulas particulares.

Este conteúdo de como calcular perímetro é de grande ajuda para os estudantes que querem tirar dúvidas de matemática. Confira também nossos outros posts sobre geometria e cálculos em geral.

Imagens: infoescola.com / mundoeducacao.bol.uol.com.br / sabermatematica.com.br / universoformulas.com / ccalendaom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =